quinta-feira, 22 de abril de 2010

VOLTEI

Que pena!
Sentir a tua presença, estar ao teu lado e não ser observado, mas embora não percebas, quero contigo ficar, pois o que mais me interessa é muito amor te dar.
Como o pródigo estou aqui para me redimir, quero ser teu escravo e somente te servir.
Diante de nossa realidade um desejo em mim notei, de simplismente te dizer!
- Que pra ti voltei!
ADILSON DOS SANTOS BATISTA

segunda-feira, 19 de abril de 2010

PASTORAL DA SAÚDE

A Pastoral da Saúde de nossa comunidade participou no dia 14 de março do encontro Diocesano com a participação de vários membros.
O contato com a palavra de Deus, verbo encarnado, nos faz discernir o caráter da nossa vocação e missão.
Por isso, compartilhamos esse serviço com muitas pessoas, pois essa é uma realidade.
E é esse o motivo pelo qual todos devemos nos sentir convidados a contemplar, acolher e servir assim como fez a nossa Mãe Maria e com ela darmos em resposta generosa ao grande amor de Deus por nós. "Faça-se em mim segundo a tua Palavra (LC. 1,38)
ELIZETE MARINS

quinta-feira, 15 de abril de 2010

Semana Santa 2010

Irmãos, com a graça de Deus celebramos mais uma Semana Santa em nossa comunidade. Tempo de muita oração e tempo forte em sinais de Deus em nossas vidas. Com celebrações dignissimas vivemos mais uma vez este tempo com a condução de nosso Pároco à frente da liturgia. Abaixo seguem algumas imagens das celebrações para ficarem guardadas, e serem lembradas como momentos de reflexão do que Cristo sofreu por nós...

Sábado de Aleluia
























































Imagens da celebração do Lavapés e Adoração do Santíssimo




























































































Celebração Domingo de Ramos

























































































































quinta-feira, 1 de abril de 2010

Mensagem de nosso Pároco!

Páscoa: Vida Nova, Jesus Ressuscitou!!! Aleluia!!

A Maior notícia que a humanidade recebeu, foi aquela que ressoou na madrugada do primeiro dia da Semana, ou seja, o Domingo. Ouviu-se pela boca das mulheres: “Ele não está aqui, Ressuscitou!!!”. Assim, de tempo em tempo a Igreja em sua liturgia proclama que Cristo venceu o antigo inimigo que a todos atemorizava. Agora toda a vida toma um novo sentido, o tempo da escravidão se foi, e o amor venceu a morte.
Sempre nesta época eu me recordo daquele canto de comunhão de nossas missas Pascais: “E quando amanhecer, o dia eterno a plena visão, ressurgiremos por crer, nesta vida escondida no pão...” Linda canção que antecipa pela fé o que cada um de nós receberá plenamente no dia da nossa ressurreição. É por esse motivo que a Igreja vive da Eucaristia e se fortalece na esperança do dia sem ocaso, em que Cristo, será tudo em todos.
Na solene proclamação pascal nós cantamos: “Ó Feliz culpa que mereceu tão grande redentor”... Lembrando a culpa de Adão, que apesar de ter permitido a entrada do pecado no coração da humanidade, em Jesus Cristo, o homem é resgatado pela graça. Há muito que se experimentar desta glória que emana do crucificado-ressuscitado. Pois Jesus Ressuscitado é o Crucificado que mesmo Glorioso, traz as marcas de sua paixão, para que não nos esqueçamos que a cruz que nos levará a receber a vitória eterna e que Deus tira de um ato de total desgraça, a vida eterna para os seus amados.
Tem uma força que irradia da mesa do altar que neste tempo somos chamados a viver mais intensamente na participação ativa da vida pascal da Igreja. Intensifiquemos a vida de Oração e renovemos com a festa pascal o nosso amor e fidelidade para com a Igreja e seus ministérios.
Em nome de toda a Paróquia de Santo André aproveitamos este momento para desejar a cada um uma Feliz Páscoa e Feliz Vida Nova. Deus abençoe a cada família e que nelas também triunfe o amor, a concórdia, a paz que vem do ressuscitado! Louvado seja Deus por este primeiro ano de nossa informativo “O Pão nosso” que acreditamos ser mais uma vitória pascal. Deus ilumine a todos na noite da Vigília Pascal!
Padre Mário Adorno

REZE O TERÇO! FIQUE MAIS ÍNTIMO DE JESUS E DE MARIA

Hoje vamos conhecer os Mistérios Dolorosos que se reza de terça e sexta feira

1º Mistério: A agonia de Jesus no Horto das Oliveiras

2º Mistério: A flagelação de Jesus atado à coluna

3º Mistério: A coroação de espinhos de Jesus

4º Mistério: A subida dolorosa ao calvário

5º Mistério: Crucificação e morte de Jesus

Quando Jesus atinge a vida adulta, aceita o sofrimento da cruz pela nossa redenção.

E você? Está rezando o Terço? Se ainda não entendeu, pode nos procurar.

Legião de Maria

Provérbio do mês...

Busca a paz dentro de ti, em ti mesmo; se encontrares, terás Paz com Deus e com o próximo

Parabéns Padre Mário

NOSSA HOMENAGEM!



Parabéns ao querido nosso Pároco Padre Mário Adorno que no último dia 16 de março completou seu sétimo ano de vida pastoral à frente de nossa comunidade, com a certeza de que o amor de Deus esteve sempre à frente de seus passos. Reconhecemos o grande empenho que ele tem para levar-nos a palavra de Deus, seus ensinamentos e sua doutrina sem esquecer do zelo pela casa do Pai, haja vista pelo bom gosto demonstrado na reforma da igreja matriz, do salão paroquial e das salas de catequese.
A equipe do jornal O Pão Nosso em nome de toda a nossa comunidade, pede a Deus que possa estar sempre à frente de seus projetos e derrame sobre a vida do senhor Padre Mário, copiosas bênçãos vindas do céu e que Maria sustente os seus passos defendendo-o de todos os males.Parabéns Padre Mário!

Saúde pública

LEPTOSPIROSE

Leptospirose é uma doença infecto contagiosa que possui vários gêneros com variados sorotipos, o de maior importância para a população humana é a Leptospira Interrogans. É uma zoonose que tem como reservatório e propagador da doença, os ratos, quando os ratos a doença, a bactéria da Leptospira se aloja nos rins destes animais e eles a eliminam no ambiente quando vão urinar.
Os animais silvestres, os cães, os gatos, os bovinos, os eqüinos, os suínos, os ovinos e os caprinos também podem contrair a doença comendo alimentos contaminados. Mesmo estes animais estando vacinados, o risco de se infectar ainda é grande.
O rato responsável pela transmissão da leptospirose, é o rato de esgoto, que recebe o nome de Rattus Novergicus.
A urina do rato contendo a bactéria, quando em contato com a água, sobrevive por até dezoito dias e em terra úmida por até trinta dias.
Essa bactéria penetra em nosso organismo através de nossa pele e mucosas (oral, nasal, ocular), se a nossa pele estiver com algum ferimento a penetração da bactéria se torna mais fácil. A ingestão de água e alimentos contaminados também é um meio pelo qual podemos contrair a doença. A ineficiência ou falta de rede de esgoto, a não drenagem de águas pluviais, a coleta de lixo deficiente, são fatores que ajudam a ter grandes populações de ratos portadores da doença e com isso a disseminação da doença fica mais fácil de acontecer.
· Medidas de Proteção e Controle: O risco de adquirir a leptospirose pode ser reduzido evitando o contato e a ingestão de alimentos contaminados, utilizar apenas água tratada para beber e para higienização pessoal, evitar tomar refrigerantes, cerveja, água mineral, diretamente na lata ou frasco, sem que estes estejam higienizados adequadamente.

· Em casos de enchentes usar botas e luvas de borracha para higienizar a casa.

· Sintomas em humanos: Os sintomas podem aparecer entre 2 e 30 dias após a infecção, as manifestações iniciais são: febre alta, dor muscular, dores de cabeça constantes, dor abdominal, náuseas, vômito e diarréia.

· Tratamento: O tratamento existe e é bastante eficaz, em caso de suspeita fazer o exame sorológico, para a confirmação do caso e começar a tomar a medicação.

Autora: Médica Veterinária Suzeli Soares dos Santos CRMV 23.524

Domingo sem missa. Semana sem graça!

Continuando as partes da Missa

2ª Parte: Liturgia da Palavra

A) As Leituras: São proclamadas duas Leituras (uma do Antigo Testamento e outra do Novo Testamento) e o Evangelho. Durante a semana: uma Leitura e o Evangelho

B) Os Leitores: As Leituras devem ser feitas por leigos e o Evangelho pelo Sacerdote ou Diácono. Não é simplesmente uma leitura, mais uma proclamação, a comunicação de uma mensagem. Daí, a importância da dicção, das pausas, dos tons de voz.

C) O Lecionário: É o livro da Palavra, inspirada pelo Espírito Santo.

D) “A Homilia: (Feita pelo Sacerdote ou Diácono) é ocasião privilegiada para expor o Mistério de Cristo, no aqui e agora da comunidade, partindo dos Textos Sagrados, relacionando-os com o Sacramento e aplicando-os à vida concreta” (Puebla 930)

E) Profissão de Fé: É uma resposta à Palavra de Deus e exprime a unidade da Igreja na mesma Fé.

F) A Oração dos Fiéis (Preces): Deve exprimir os verdadeiros interesses e as necessidades da Igreja, da humanidade e da comunidade, conforme as circunstâncias vividas.

E assim termina a 2ª parte. No próximo número: 3ª parte: A Liturgia da Eucaristia

Dizimistas aniversariantes de Abril

2 /4 ANTONIO LUIZ DE OLIVEIRA
2 /4 JOAQUIM MARINS
3 /4 GERALDO DONIZETE DO PRADO
4 /4 ELEN CRISTINA NOVO
5 /4 LUCILENE MARTINS
7 /4 SÉRGIO DONIZETE PEREIRA
8 /4 DULCE QUINELLI MORAES
9 /4 VIVIANE MARINS QUINELLI
9 /4 MAGDA APARECIDA PEREIRA RODRIGUES
10/4 DORIVAL CARDOSO FARIAS
11/4 ELAINE CRISTINA BARBOSA FERREIRA
12/4 MARIA TEREZINHA MISTURA
12/4 JOSÉ CARDOSO FARIA
12/4 LEONOR GENARI DA SILVA
12/4 IGNÊS QUINELLI DE GODOY
13/4 MARIA PAULA DOS SANTOS SILVA
15/4 LURDES BARNUEVO DE FREITAS
16/4 GABRIELE FERNANDA FIGUEIREDO
17/4 MARIA APARECIDA DA SILVA CARVALHO
17/4 DANIELE APARECIDA MOREIRA DA SILVA
17/4 EDVANIA SOARES DE NOVAIS
20/4 DULCE CLARA COSER
21/4 LUIS ANTONIO FIDENCIO DE FREITAS
21/4 TINTINO MOREIRA DA SILVA
22/4 ADILSON DOS SANTOS BATISTA
23/4 ROZALINA MANFREDI PAULUCI
24/4 PEDRO DE BRITO PIQUENO
25/4 NOEMIA DE JESUS
25/4 JAIR TORRES JÚNIOR
26/4 PAMELA MARIA BRAGA ANASTACIA
27/4 JOÃO ROSA DE ALMEIDA NETO
27/4 FERNANDO DE LAURENTS
29/4 ALDEMIR FERREIRA DOS SANTOS
29/4 APARECIDO PIRES
30/4 MARIA JOANA DE ALMEIDA IAROSHINSK



Aniversariantes Dizimistas da catequese


06/4 CAROLINE RODRIGUES DA SILVA
09/4 ANA CAROLINA ALVES NASCIMENTO

Agenda Paroquial de Abril

01/04 - Quinta-feira Santa
08h00min - Missa dos Santos óleos na Catedral e renovação das promessas sacerdotais.
20h00min - Início do Tríduo Pascal, Lava-pés e Vigília Eucarística.
(A Vigília de Adoração ao santíssimo será das 22h00min do dia 01/04 ás 14h30min do dia 02/04)
02/04 - Sexta-feira Santa
15h00min - Celebração da Paixão do Senhor e Adoração da Cruz.
20h00min - Encenação da Paixão de Cristo no Centro Esportivo Amauri Caveanha
03/04 - 19h30min - Vigília Pascal, Renovação das Promessas batismais e benção do fogo novo. Inicio na Praça da Bíblia. Após teremos a Vigília do Caminho Neocatecumenal no Salão Paroquial.
04/04 - 06h00min - Missa da Ressurreição e Café Pascal comunitário.
19h00min - Missa da Páscoa e Missa em Ação de graça pelo 1º ano do Jornal O Pão Nosso.
07/04 - 19h30min - Celebração de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro.
08/04 - 15h00min - Celebração da Misericórdia.
10/04 - 19h00min - Missa na Matriz. Show do Jubileu em Mococa. SP
11/04 - Festa da Divina Misericórdia - Missas na matriz às 08h30min e 19h00min.
13/04 - 19h30min - Missa na Mombaça.
14/04 - 19h30min - Missa e Novena de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro.
15/04 - 20h00min - Reunião da Pastoral familiar - Paróquia Santo Antônio.
16/04 - 19h30min - Instauração da Paróquia São Benedito em Mogi Guaçú.
17/04 - 15h00min - Missa no Pesqueiro 7L
19h00min - Missa na Matriz.
18/04 - 08h30min - Missa e Batizados na Matriz
15h00min - Missa no Lageado.
19h00min - Missa na Matriz.
19/04 - 19h30min - Missa das Indulgências com a presença da Paróquia Nossa Senhora das Graças.
20/04 - 19h30min - Missa no Córrego Fundo.
21/04 - 19h30min - Missa e Novena de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro.
22/04 - 19h30min - Missa na Fazenda 7Lagoas
24/04 - 19h00min - Missa na Matriz.
25/04 - 08h30min - Missa na Matriz.
19h00min - Missa na Matriz.
27/04 - 20h00min - Reunião Mensal com Agentes de Pastoral e Movimentos. (CPP)
28/04 - 19h30min - Missa e Novena de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro.
29/04 - 09h00min - Peregrinação dos Padres à Tambaú. Missa 10h00min no Santuário.
19h30min - Missa de Cura e Libertação na Matriz