quarta-feira, 1 de setembro de 2010

Mês da Bíblia: “Fala Senhor que teu servo escuta” (1 Samuel 3, 1-10ss).

Constantemente Deus fala a cada um de nós, só que nem sempre estamos atentos para ouvir sua voz. É por este motivo que neste mês queremos intensificar o nosso encontro com a Palavra de Deus ouvir e praticá-la também.
A Bíblia é o conjunto de Livros inspirados por Deus deixado a nós seus filhos, como uma carta de amor e direção para nossa vida espiritual. A Bíblia é o Livro Sagrado de nossa fé, deve ser muito mais que um livro e sim um manual de vida em busca da santidade e obediência aos mandamentos. A Igreja é a guardiã da Palavra ao longo dos séculos e a guarda intacta e pura como deixada das próprias mãos do altíssimo nos seus autores sagrados.
Ouvir o Senhor é a primeira característica de um discípulo que deseja anunciar uma palavra capaz de transformar a vida e a realidade das pessoas. Ele mesmo nos diz: “Ide e anunciai o Evangelho á toda criatura” (Mc 16,15). A partir de Jesus Cristo a Palavra se torna boa notícia, boa nova e com este objetivo nos conduz à verdadeira felicidade. São Jerônimo diz que: “Ignorar as Escritas é Ignorar o próprio Cristo”. Deste modo vemos tamanha a importância que tem a Palavra. Abraão ouviu a Deus e sua vida tornou-se transformada, Maria ouviu a Deus e a vida humana toma um novo rumo de salvação. Já Herodes não ouve a Deus e se perde nos caminhos da maldade; o Faraó não escuta Deus em Moisés e sua vida é sucumbida no mar com seus carros e cavalos. O povo do Antigo Testamento que não ouviu Deus experimentou a solidão do deserto e, muitos morreram por terem cerviz e coração duros. Assim muito do que vemos hoje é fruto de um descaso com a Palavra Sagrada de Deus.
Precisamos de amor, temor e de misericórdia, mas também de Justiça, de religião e muito mais ainda de fé. Precisamos da bíblia, mas também e, sobretudo de tornar seu conteúdo encarnado na nossa vida. Pois o “Verbo se fez carne e habitou entre nós”! (Jo 1,14)
Com ouvidos de discípulos e coração de missionários vamos fazer este mês de setembro não só o mês da Bíblia, mas também o momento de nosso encontro pessoal com a Palavra de Deus.
Santo Livro, Louvado seja Deus por seus autores, louvado seja Deus por seus leitores. Quem te Lê com amor e com fé, saberá caminhar. (Pe. Zezinho scj)

Pe. Mario Donizete Adorno

Nenhum comentário: