O chamado de Jesus para mim e para você é Este:
“VENHA CAMINHAR AO MEU LADO”
Desanimado esteve o profeta Elias. Ele também foi convidado a caminhar, a levar a mensagem do senhor a um lugar distante. No meio do caminho, estava tão desanimado que se atirou no chão, debaixo de uma árvore, e adormeceu. Adormeceu de desanimo. Não queria mais continuar. Elias, desejando a morte, exclamou: “Agora basta, SENHOR! Tomai a minha vida, porque não sou melhor do que os meus antepassados!” e lançando-se por terra, adormeceu sob o junípero. Mas um anjo o tocou e disse-lhe: “Levanta-te e come... pois te resta ainda um longo caminho”. (I Rs 19, 4-7)
O anjo o incentiva a caminhar mais uma vez. Traz-lhe água e um pedaço de pão e Elias recupera as forças e caminha de novo.
Isto aconteceu, mas foi um símbolo. Somos também como o profeta Elias, desanimamos facilmente. Nós certamente podemos estar parados por desânimo.
Desanimados... Não vale a pena tanto esforço empregado. Desanimados: um grande profeta que tinha uma mensagem de verdade a levar a seu povo. E esteve tão desanimado!
Quando estivermos desanimados, debaixo de uma árvore, ou em nossas camas, lembremo-nos que existe um restaurante onde a gente pode recobrar nossas forças, que se chama: EUCARISTIA. Não é mais PÃO... Não é mais VINHO... Quando estivermos de férias, descansando merecidamente, lembremo-nos que para a alma não há férias.
Judas não conseguiu mais caminhar! Não foi capaz de acompanhar CRISTO até a hora extrema, preferiu pegar uma corda e se enforcar. Muitos de nossos irmãos, talvez até um ou outro de nós, de vez em quando se enforcam.
Mas desanimar?
Caminhar parece que não dá certo, parece impossível, mas seria bom recordar o caminho triste, semeado de lágrimas de Pedro.
Pedro foi um covarde, foi um traidor, mas ele foi um grande homem. Ele caminhou atapetando a estrada, o seu caminho, de lagrimas. Mas ele caminhou, chorou amargamente no caminho. Mas caminhou. Ele não parou.
Pastoral da Liturgia
Nenhum comentário:
Postar um comentário